Você sabia que uma das doenças desse século é a depressão e que a cada dia tornasse mais expressiva na vida moderna em que vive e mais próxima de você?
Segundo IBOPE, entre as pessoas de 24 a 35 anos, 63% teriam vergonha de revelar a seus familiares o diagnóstico de depressão. No Brasil a depressão atingi 5,8% da população (cerca de 12 milhões), acima da média global (4,4%).
Pelo menos 30% da população mundial vai enfrentar algum episódio de depressão ao longo da vida, é o que diz a Organização Mundial da Saúde (OMS). Só no Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de novos casos são diagnosticados por ano.
Uma depressão severa pode levar ao pensamento suicida, que muitas vezes não é levado a sério quando a pessoa desabafa. É recebido com descaso, onde a reação é “pare de pensar em bobagens”. Dados revelam que 66% das pessoas entrevistadas conhecem alguém com depressão severa e 41% afirmam ter conhecido alguém, que cometeu suicídio.
O suicídio tem crescido no Brasil, principalmente entre os jovens e a cada 46 minutos, um brasileiro se suicida, cerca de 11 mil ao ano.
A depressão é um transtorno que pode ser desencadeado por diversos fatores, como carga genética e ambiente onde a pessoa está inserida.
Fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão:
-
- Histórico familiar;
- Transtornos psiquiátricos correlatos;
- Estresse crônico;
- Ansiedade crônica;
- Disfunções hormonais;
- Dependência de álcool e drogas ilícitas;
- Traumas psicológicos;
- Doenças cardiovasculares, endocrinológicas, neurológicas, neoplasias entre outras;
- Conflitos conjugais;
- Mudança brusca de condições financeiras e desemprego.
Aqui vemos que mais de 50% dos fatores de risco estão relacionados a saúde mental.
Você pode se prevenir de uma grande parte dos fatores de risco tendo uma saúde mental saudável.
[Fonte de consulta: Ministério da Saúde; IBOPE]